Fale com o Deputado

Gabinetes

Distrito Federal Ceará

Nota de Repúdio

Venho, por meio desta nota, manifestar o meu repúdio e indignação ao que entendo ser uma agressão ao povo brasileiro. A Rede Globo de Comunicação estreou, na última segunda-feira (25/01), a 21ª edição do programa de televisão “Big Brother Brasil” em plena pandemia de COVID-19.

Desde o início do ano de 2020, sofremos com a propagação do novo coronavírus, doença que, só no Brasil, já é responsável por quase 218 mil mortes. Ignorando isso, a Rede Globo de Comunicação preferiu continuar o projeto de estreia de mais uma edição do seu reality show, desrespeitando totalmente não só o seu telespectador, mas todo o Brasil. Esta edição conta com 20 participantes, que devem conviver numa casa regada a festas por aproximadamente 100 dias. Com isso, pode-se constatar um verdadeiro descaso com a população brasileira. A empresa que, até pouco tempo, idealizou o movimento “Fique em Casa”, campanha que incentivava o isolamento social, vem, em sentido contrário, instaurar um programa de TV que ocorrerá em uma casa paradisíaca, munida de diversos eventos, banquetes e folia, e, que, até o presente momento, não pregou a utilização de máscaras e pouco tratou sobre isolamento, distanciamento social.

Ressaltamos que a Rede Globo de Comunicação é concessionária do serviço público de radiodifusão e, conforme previsto no Decreto nº 55.782/1965, possui finalidades educativas e culturais. A estreia de um programa como o Big Brother Brasil durante a pandemia certamente não cumpre a finalidade educativa que a concessão da empresa prevê. Além disso, deve ser mencionado que, apesar de se tratar de uma empresa privada, a instituição não pode se escusar de seu papel social, que visa principalmente educar, atuar como formadora de opinião dos brasileiros. A empresa nem mesmo se preocupou em adicionar entre seus participantes vários artistas famosos, influenciadores em potencial para a população brasileira, algo que fortalece o nefasto sentimento de indiferença pela vida dos brasileiros, sobretudo os que perderam as suas vidas em virtude da pandemia. Um verdadeiro absurdo!

Esse momento requer sensibilidade, exemplo e certamente paciência na busca por um ano melhor. O mau exemplo da Rede Globo de Comunicação merece todo o nosso repúdio.

Fortaleza – CE, 26 de janeiro de 2021.

.

Imagem: Free Imagens