Fale com o Deputado

Gabinetes

Distrito Federal Ceará

Heitor Freire solicita comprovação de bom antecedente criminal a candidatos de concursos públicos

O deputado federal Heitor Freire sugeriu uma Indicação (INC 134/2021) ao Ministério da Justiça para recomendar a exigência de comprovação de bons antecedentes criminais aos candidatos de concursos públicos das forças de segurança pública.


A sugestão surgiu após chegar ao seu conhecimento uma série de relatos que merecem a devida consideração. Conforme informações veiculadas em mídia nacional, foram noticiados casos de candidatos que prestaram concursos para ingresso nas forças de segurança e contam com antecedentes criminais graves.

Foi solicitado que a própria lei, bem como os respectivos editais, estabeleçam impedimentos desta natureza, pois candidatos que respondem a crimes como roubo não possam mais chegar a realizar etapas avançadas do certame, como exemplo da prova física. Nesse caso, o documento apresentado pelo parlamentar pede para que sejam adotadas medidas para coibir tal absurdo, como a exigência de certidão de bons antecedentes já nas primeiras fases dos certames.


Heitor Freire espera que a medida seja acolhida pela pasta: "Essa iniciativa é muito justa e benéfica ao país e vai contribuir inclusive com economia e a atuação dos concursos públicos. Não podemos aceitar criminalidade na segurança pública", reforça.

imagem: