Fale com o Deputado

Gabinetes

Distrito Federal Ceará

Diga não às fake news!

O Brasil e o mundo vivem um momento de muita expectativa e preocupação com a pandemia do Coronavírus. Mas, um elemento tão perigoso quanto a doença e a incerteza do que pode acontecer tem atrapalhado o trabalho sério e competente de centenas de profissionais das áreas envolvidas diretamente com essa demanda: as fake news. E pior do que propagar notícias falsas em universos como a internet ou aplicativos de conversas instantâneas, é colaborar com a produção delas.

As fake news funcionam com dinâmica muito semelhante à antiga brincadeira infantil do 'telefone sem fio', em que uma mensagem é passada para um grupo de pessoas, de interlocutor por interlocutor, e geralmente no final o conteúdo é completamente diferente. Mas as fake news não tem nada de divertido. Muito menos se esse conteúdo malicioso abordar uma pandemia mundial que está afetando de forma grave o Brasil: as pessoas estão em casa, o comércio fechado, serviços essenciais funcionam no limite, ou seja, basta uma fagulha para que o pânico e o caos se disseminem na mesma velocidade em que a Covid-19 deixou milhares de mortos pelo mundo nos últimos meses.

A produção de notícias falsas e seu compartilhamento são criminosos e não trazem benefício algum à sociedade. Não é o vizinho, um conhecido, o amigo de um primo, um número de telefone desconhecido que mandou uma mensagem por aplicativos de conversas instantâneas, ou um post em rede social sem credibilidade que tem as respostas para esse momento. As fontes seguras e oficiais para responder sobre o Coronavírus são autoridades como o Ministério e as Secretarias da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tudo tem sido divulgado de forma transparente pelos veículos de comunicação: formas de contágio, medidas de prevenção, consequências e riscos. Espalhar pânico e mentiras é um crime. Quer ajudar? Espalhe conteúdo verdadeiro. Diga que o seu lar é o local mais seguro no momento. Que é necessário proteger a população idosa, mais vulnerável às complicações da Covid-19. Que não podemos descuidar da higienização das mãos, principalmente com água e sabão. Faça a sua parte! Tenha orgulho em espalhar por aí que você é contra fake news e a favor da verdade na luta contra a Covid-19. Faça o bem sem olhar a quem, como diz um popular ditado.

Heitor Freire, deputado federal e presidente do PSL Ceará